Como evitar golpes na Black Friday

Como evitar golpes na Black Friday? Procon SP divulga lista com mais de 300 sites não seguros para que consumidores a não sejam vítimas de fraudes.

Na próxima sexta-feira, 29/11, acontece a tão esperada Black Friday. Excelentes oportunidades, facilidades de preço e condições de pagamento tornam o momento perfeito para realizar aquela compra há muito planejada. Consumidores dos mais variados segmentos aguardam ansiosos, porém em meio a tantas promoções tentadoras que encantam os olhos, é preciso estar atento para que seu bolso não seja alvo de anunciantes mal intencionados.

Como saber se a compra é segura?

A primeira lista divulgada pelo Procon SP em julho de 2011 teve em 14 de outubro desse ano sua mais recente atualização. Informações como URL da página, CNPJ /CPF do negócio ou responsável e status por data de inserção também são mencionados. Tentativas de burlar as normas e pegar carona em grandes marcas estabelecidas no mercado também tem sido comum em meio aos praticantes deste tipo de fraude. Nomes que se assemelham aos de grandes varejistas e referencias do e-commerce, por exemplo, tem sido presença frequente na lista que pode ser conferida aqui. Também é possível verificar a segurança do site pela extensão Canbuy.

Para garantir!

  • Esteja atento a aos HTTPs na barra de endereço antes de inserir informações pessoais e financeiras, pois esse indicativo mostra que as comunicações entre o site e seu dispositivos são criptografadas, tornando a segurança mais eficiente.
  • Atente-se também a veracidade do boleto emitido, checando dados e números bancários através do site da Febraban.
  • Verifique as informações do anunciante tais como Razão Social, CNPJ, endereço e informações de contato como telefone e e-mail. Estas são impostas pela Lei do E-commerce 7.962/13, responsável por regulamentar Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico .

Esteja ciente para não ficar vulnerável antes das compras na Black Friday e aproveite as ofertas de forma segura e sem transtornos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *